quarta-feira, 29 de junho de 2011

"A quem possa interessar"

Na última terça-feira (28), indo assistir a um espetáculo dança em Salvador, me assustei com o clima de abandono no centro da cidade. Um lugar muito movimentado durante o dia, mas que à noite mostra os diversos contrastes de uma cidade como a capital baiana. Esse post não é para falar dessa questão, mas como foi impossível não observar os sinais de abandono no local, resolvi deixar o registro.

O susto começa já na Estação da Lapa, lugar por onde transitam milhares de pessoas todos os dias. Para mim, a Lapa é uma tragédia anunciada como a Fonte Nova. Sem escadas rolantes, quem por ali passa é obrigado a subir e descer as escadas e disputar o espaço com vendedores ambulantes, moradores de rua... O mau cheiro, as pingueiras, rachaduras, isso nem se comenta mais. Da subida da Piedade até o Espaço Xisto, ao lado da Biblioteca Central, mais cenas tristes. Pedintes e mais pedintes te me mirando ... Quando menos espero, sou abordada por uma senhora de mais ou menos uns 60 anos me pedindo dinheiro para transporte ... Até o comércio local está fechando mais cedo! Por que será?

BTCA



Mas vamos ao que realmente me trouxe a esse post hoje: o espetáculo "A quem possa interessar", do Balé do Teatro Castro Alves. Ah, a dança!!!! Antes de chegar ao teatro, encontrei algumas bailarinas do grupo em uma padaria próxima. Curiosa que só, não resisti quando vi na roupa de uma delas "BTCA" e perguntei: Você é do balé que vai se apresentar aqui ao lado hoje? Com um sorriso largo, uma mulher que aparenta mais de 40 anos responde: "Sou sim, do BTCA, vá lá ver a gente!" Aí começa uma conversa com mais umas quatro integrantes do grupo, o pessoal da padaria e eu, claro!

O que me chamou atenção? Bom, falei para a primeira bailarina que estava levando a minha avó para assistir o espetáculo. Logo ela pergunta: "Quantos anos ela tem? Aposto que no nosso grupo hoje tem gente mais velha ou da mesma idade", diz. Respondi com sinceridade que não sei a idade de minha avó porque ela não gosta de falar... Mas ela insiste: "Mas diga aí, quantos anos você acha que ela tem?" 'Uns 70', digo. Meio que com um ar de decepção ela me olha e diz: "Ah, não... Mas com certeza tem gente da idade de sua mãe, quantos anos ela tem?" Já bem envolvida na conversa dessas meninas (rs) falo a idade de minha mãe e outra bailarina meio que comemora: "Ah, tem mais velha do que isso, tem até de 60 anos", fala sorridente. Com a postura incofundível de bailarinas, elas deixam a padaria e vão se preparar para a apresentação. Eu que já estava super curiosa, fiquei mais ainda.

"A quem possa interessar" é antes de tudo uma montagem com histórias de vida de homens e mulheres que vivem da dança, que fazem dessa arte uma paixão. Absolutamente tudo no espetáculo é incrível, os passos, as músicas, os olhares de admiração, a expressão de alegria, amor ...

O grupo formado por mais de dez bailarinos entre 35 e 60 anos, conta através da dança, das expressões corporais, suas experiências de vida. E tem de tudo que você puder imaginar e é simplesmente fabuloso. "Deixei a natureza transformar meu corpo", diz uma delas na apresentação.

O que mais chamou a minha atenção, foi a declaração de uma bailarina que conta que ficou dez anos sem dançar, longe dos ensaios, dos palcos: "Fiquei dez anos longe da dança, tive medo de voltar, mas quando voltei descobri que o meu corpo tem memória e aqui estou!"

É daí pra melhor. Experiências, frustrações, decepções, eles contam um pouco do que marcou cada um e se definem como uma família. A sincronia nos passos, nos olhares, sorriso, tudo tão natural e perfeito. "A quem possa interessar" é um espetáculo fabuloso!!! E indico justamente 'a quem possa interessar'.

*O espetáculo tem coreografia de Henrique Rodovalho e direção artística de Jorge Vermelho. Veja abaixo a programção do BTCA. Há duas apresentções em Salvador, aproveitem!!!

Programação BTCA - JULHO/2011

*Foto 1: Divulgação/Secult
*Foto 2: Adenor Gondim

Um comentário:

  1. Vc foi no meu blog http://luiseduard16.blogspot.com e expressou sua opinião!Eu luis eduardo dono do blog,peço conselhos e dicas para o meu blog conquistar sua admiração!Por favor enviar via email gmail:luiseduard16@gmail.com
    Aguardo por vc!Vc foi no meu blog http://luiseduard16.blogspot.com e expressou sua opinião!Eu luis eduardo dono do blog,peço conselhos e dicas para o meu blog conquistar sua admiração!Por favor enviar via email gmail:luiseduard16@gmail.com
    Aguardo por vc!

    ResponderExcluir